• Tratamentos Dentários
  •  VPS0088
  • Próteses Dentárias
  • Tratamentos Dentários da Clínica de São Lourenço

Refere-se ao tratamento das doenças gengivais.

O que é a doença gengival?
Corresponde a uma inflamação das gengivas que pode evoluir afectando o osso que rodeia e suporta os dentes. É causada pelas bactérias da placa bacteriana que é uma película aderente e transparente que se forma constantemente nos dentes. Se a placa bacteriana não for removida através da escovagem e do uso do fio dentário,  esta acumula-se e pode infectar não só a gengiva mas também o osso que suporta o dente,  levando à mobilidade e perda dos dentes.

Existem dois tipos principais de doença gengival: a gengivite e a periodontite.

O que é a gengivite?
Corresponde à inflamação da gengiva. Clinicamente a gengiva torna-se muito vermelha e inchada. A escovagem causa normalmente hemorragia. Esta fase da doença gengival é reversível porque ainda não foi afectado o osso alveolar.

O que é a doença periodontal (Periodontite)?
A gengivite quando não tratada pode evoluir para a doença periodontal. Esta afecta os tecidos de suporte do dente levando à moblilidade e mesmo à perda dos dentes.

Como é que a doença das gengivas é tratada?
As fases inicias da doença gengival podem ser reversíveis com uma escovagem e uso de fio dentário adequados. Uma boa higiene oral ajudá-lo-á a impedir que a placa bacteriana se forme e aumente.
Uma destartarização profissional feita no consultório é o único meio de remover a placa bacteriana que se formou e calcificou, formando o tártaro. O dentista / higienista irá remover ou destartarizar os dentes sobre e sob a linha da gengiva. Caso o seu problema seja mais grave pode ser preciso fazer um alisamento radicular. Um alisamento radicular alisa algumas irregularidades nas raízes dos seus dentes tornando mais difícil a aderência da placa bacteriana.

Recessão gengival

A doença periodontal pode provocar recessão gengival, expondo a raiz do dente. A raiz não é recoberta de esmalte por isso estímulos frios, quentes e por vezes doces podem provocar dor. Pode ser aplicado um produto para melhorar esta sensibilidade.

FaLang translation system by Faboba