Apneia Obstrutiva do Sono

  • Introdução

    Quais são as queixas?

    Os doentes com apneia do sono são frequentemente obesos, com um ressonar muito intenso e com pausas respiratórias a acompanhar um sono agitado. Têm hipersonolência durante o dia, adormecendo com facilidade mesmo a conduzir ou no local de trabalho. Podem, ainda, referir cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, perda de memória, impotência sexual e dores de cabeça matinais. Podem também ter hipertensão arterial.
    O ressono corresponde a um ruído provocado pela vibração dos tecidos da garganta durante a passagem do ar. Nem todos as pessoas que ressonam têm apneia do sono, mas todas as pessoas que sofrem de apneia ressonam.

    Que consequências poderá ter?

    Para além da diminuição da qualidade de vida provocada pelas queixas já referidas, existe um risco aumentado de acidentes de viação e de trabalho. Há também riscos durante a noite: cada vez que a respiração pára, o nível de oxigénio baixa, obrigando o coração a trabalhar mais intensamente, o que pode levar a um aumento do risco de doenças cardiovasculares e, inclusive, de morte súbita durante o sono.

    Como se diagnostica?

    Quando existe a suspeita desta situação o doente deverá procurar o médico, devendo ser acompanhado pelo seu companheiro/a, porque é importante saber o que se passa durante a noite quando o paciente pensa que está a dormir bem.
    Pode ser necessário realizar uma polissonografia - um registo de sono efetuado durante uma noite e que permite também avaliar a gravidade da doença.

     

  • Tratamento

    Qual o tratamento?

    O tratamento indicado depende do quadro clínico de cada doente e passa por:
    tooth darkPerder peso;
    tooth darkEvitar bebidas alcoólicas (o álcool deprime a respiração tornando as apneias mais frequentes e graves);
    tooth darkEvitar medicamentos para dormir (pois a grande maioria agrava a apneia do sono);
    tooth darkUtilizar medicamentos para aliviar a congestão nasal, caso exista;
    tooth darkDormir de lado (as apneias são mais frequentes quando se está deitado de costas);

    tooth darkPressão positiva contínua nasal (CPAP) consiste na aplicação de uma máscara no nariz durante a noite. Este aparelho exerce uma pressão de ar contínua forçando o ar a passar através das vias respiratórias, não deixando que a apneia ocorra e permitindo que o indivíduo respire normalmente sem que o sono seja perturbado;

    apneia do sono

    tooth darkAparelhos intra-orais que permitem uma melhor abertura das vias aéreas superiores com projecção anterior da mandíbula, língua e palato mole.
    tooth darkProcedimentos cirúrgicos para corrigir alterações físicas que prejudiquem a respiração durante a noite. Estas incluem amígdalas ou adenóides aumentadas, pólipos nasais, um desvio do septo nasal e malformações da mandíbula ou do palato mole.

    A uvulopalatofaringoplastia (UPPP) e a uvulopalatofaringoplastia assistida por laser (UPPL), são técnicas em que o cirurgião remove o excesso de tecido na parte posterior da garganta (úvula e parte do palato mole) que poderá estar a bloquear as vias respiratórias durante o sono. Além destas cirurgias, nos casos mais graves pode ser necessário recorrer a outras técnicas operatórias mais diferenciadas como o avanço maxilomandibular e mentoniano. Noutros casos, extremos, com uma apneia do sono muito grave pode ser necessário efectuar uma traqueotomia.

    apneia do sono1

Voltar ao Topo

© Clínica de São Lourenço

Desenvolvido por Navega Bem Web Design